Em absoluto contraste com o que acontecia antigamente, nos dias de hoje a indústria gráfica oferece uma vasta gama de soluções em termos de papéis para impressão. A escolha do tipo de papel vai depender muito de vários critérios, nomeadamente do custo, da política de sustentabilidade ambiental da marca e até da forma como esta pretende posicionar-se no mercado.

Neste artigo vamos, de forma muito sucinta, explicar em que consistem alguns dos tipos de papel mais utilizados no universo gráfico.

Papel Offset

Hoje em dia, o papel offset cuja gramagem normalmente varia entre os 56 e os 240g por metro quadrado, é o comummente utilizado pela indústria gráfica pois tem a vantagem de oferecer grande resistência contra a humidade. Para além disso, pelo facto de ser um papel cru, isto é, um papel sem qualquer tipo de revestimento (uncoated), absorve mais tinta que outros tipos de papel.

O papel offset é muito versátil pois neste é possível imprimir uma grande variedade de suportes, nomeadamente cartazes, envelopes, cartões comerciais, papéis timbrados, folhetos, entre muitos outros.

Papel Reciclado

Papel Reciclado

Cada vez mais na moda e nas intenções das pessoas e empresas com preocupações/valores de ordem ecológica, o papel reciclado não poderia deixar de ser mencionado neste artigo.

Na realidade, o papel reciclado é feito com restos de papel offset e, tal como este último, oferece igualmente uma elevada resistência contra a humidade (contrariamente ao que muitos pensam).

Como referido acima, esse papel é normalmente usado por empresas que querem agregar valores de sustentabilidade ambiental às suas práticas. De facto, tem sido uma tendência cada vez mais evidente, a adoção do papel reciclado em muitos dos consumíveis e dos suportes de comunicação de muitas empresas, mormente blocos de notas, cartões de visitas, envelopes, etc.

Papel Couché

Folhas de Papel Couché

Pelo facto de ser um papel relativamente barato, o couché, tal como o papel offset, é também um dos tipos de papel mais utilizados pela indústria gráfica.

É um papel bastante liso e, contrariamente ao papel offset, possui uma camada de revestimento adesivo.

O papel couché existe nas variantes brilho, semi-brilho e mate (fosco). A variante com brilho costuma ser utilizada em projetos gráficos nos quais se pretende cores mais vivas e, claro está, um acabamento mais brilhoso (glossy).

A variante mate, isto é, sem brilho, tem vindo a ganhar muitos adeptos e é normalmente escolhida para conferir maior sobriedade e elegância ao suporte de comunicação que se vai produzir e também quando o brilho pode comprometer a leitura do que for impresso.

Independentemente da variante escolhida, o papel couché é também muito versátil pois com ele é possível imprimir capas de livros, flyers, folhetos, cartões, crachás, entre muitos outros suportes de comunicação.

No que respeita à gramagem, nos papéis couché esta pode variar de 90 a 350 gramas por metro quadrado.

Papel Kraft

Papel Kraft

Esse é outro tipo de papel que também está muito em voga nos dias de hoje. Como o papel Kraft não é submetido a nenhum processo de branqueamento preserva a sua cor original. É, no entanto, possível encontrar papel kraft nas mais diversas cores.

Muitas marcas estão a optar por produzir as suas embalagens e demais materiais de branding em papel Kraft pois este ajuda a criar e a consolidar uma perceção mais ecológica e bio. Esta é uma das razões pela qual o papel Kraft hoje em dia é muito utilizado na produção embalagens, sacos e caixas.

Papel Aspen

Papel Aspen

O papel Aspen é muito usado na impressão de convites de casamento ou outros tipos de convites de luxo por ter um conceito mais sofisticado.

É um papel brilhante e liso e tem um aspecto quase metalizado (branco perola) e as suas superfícies mudam de cor e tom em função da forma como a luz incide nas suas faces.

Apesar de ser muito utilizado na impressão de convites, o papel Aspen é também utilizado na produção de capas, embalagens, envelopes, etc.

Papel Fotográfico

Papel Fotográfico

Como o próprio nome sugere, o papel fotográfico é o papel comummente utilizado na impressão de fotografias. O papel fotográfico existe nas variantes sem brilho (matte), com brilho (gloss) e microporoso.

Na realidade, o esse papel é feito do mesmo material do papel couché (que já referimos anteriormente) com a diferença de que o fotográfico é revestido por uma camada de produtos químicos fotossensíveis que lhe confere maior resistência e mais brilho.

Para além da impressão em papel fotográfico poder ser feita em ambas as faces e ser à prova de água, esta é também de secagem rápida.

Este tipo de papel é normalmente utilizado na impressão de fotografias, convites e até de catálogos de produtos.

Papel Diamond

Papel diamond

Também conhecido por papel casca de ovo, o Diamond é um papel texturizado que lhe confere um toque poroso e um efeito diferenciado.

Na indústria gráfica o papel Diamond é utilizado na produção de convites, folders, catálogos e até mesmo cartões-de-visita quando o que se pretende é um resultado que se diferencie do comum.

Papel Vegetal

Papel Vegetal

Produzido com fibras de celulose pura e sem a utilização de produtos químicos, o papel vegetal possui um toque macio e acetinado.

Esse tipo de papel é frequentemente utilizado em desenhos e acabamentos de convites pelo facto ser parcialmente translúcido.

Veja também: Tipos de Impressão

LOGO EGA BRANCO
2024© EGA – EMPRESA GRÁFICA AÇOREANA
Powered by: lllDIGITAL

(+351) 296 283 063

PEDIR ORÇAMENTO

Utilize o formulário abaixo para nos solicitar um orçamento.
Daremos resposta ao seu pedido com a máxima brevidade.
Se preferir pode entrar em contacto connosco através dos nossos contactos telefónicos ou endereço de e-mail.

01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO
01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO

PEDIR ORÇAMENTO

Utilize o formulário abaixo para nos solicitar um orçamento.
Daremos resposta ao seu pedido com a máxima brevidade.
Se preferir pode entrar em contacto connosco através dos nossos contactos telefónicos ou endereço de e-mail.

01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO