Frequentemente relegado para segundo plano ou simplesmente negligenciado, o estacionário corporativo de uma marca/empresa tem um papel determinante na comunicação e credibilidade de uma empresa. 

Pense se confiaria numa empresa sem marca ou com uma marca pouco cuidada? Muito provavelmente a resposta é um retumbante não.

Ao iniciar um negócio, muitas pessoas desconsideram a importância da identidade visual corporativa da mesma (da qual é parte integrante o estacionário da marca) e fazendo-o sacrificam a consistência da sua marca na medida em que projetam uma imagem pouco credível e legítima.

 

A importância da imagem corporativa

 

Inúmeros estudos feitos neste âmbito permitiram concluir que mais de 93% dos clientes (atuais ou potenciais) valoriza marcas que investem na sua imagem corporativa, investimento este consubstanciado no desenvolvimento de assinaturas de marca, símbolos e logótipos apelativos e consistentes com a identidade da marca.   

Após este processo, é muito importante que esta identidade visual seja aplicada em todos os suportes de comunicação da empresa/marca, nomeadamente o estacionário corporativo no qual se incluem os cartões-de-visita, envelopes, papéis timbrados, blocos de notas, capas e demais suportes de merchandising. Os clientes apreciam esta atenção ao detalhe, pois mostra que a sua empresa investe tempo e dinheiro na construção e afirmação da sua Identidade corporativa e isso sinaliza credibilidade e robustez.

Veja também: Produtos e Serviços EGA >

 

Boas práticas na criação da identidade visual

Quando decidir criar a identidade visual da sua marca há um conjunto de aspectos que devem ser tidos em linha de conta pois, em última instância, serão estes aspectos que garantirão um resultado final que não só vá ao encontro do que pretende mas também que espelhe a verdadeira essência e posicionamento da sua marca.   

O primeiro diz respeito à importância de fazer algo que seja diferenciador. No mercado atual, a sua marca precisa de ter uma razão para existir. É importante que mostre aos seus clientes potenciais e atuais o que o diferencia de todas as outras empresas concorrentes que operam no seu setor de atividade. Para o efeito é fundamental que crie Faça um logotipo atraente que rapidamente resuma quem você é como empresa. Certifique-se de que seja algo facilmente reconhecível e diferente dos logotipos dos seus concorrentes. Esse tipo de marketing visual fará com que você seja notado e construa a sua reputação de forma eficaz. 

 

O segundo aspecto postula o princípio da clareza, ou seja, de forma a garantir credibilidade junto ao consumidor, a sua marca precisa de ter um registo claro e coerente em tudo o que diz e faz. Todas as comunicações de marketing da sua marca (seja no âmbito digital ou impresso), precisam de se relacionar de forma sinergética, precisam de falar a mesma linguagem e respeitar o código de expressão da sua marca, ou seja, há que haver aqui uma grande coerência. Desde cores e fontes, logotipo, símbolo e slogans (assinatura de marca), certifique-se de que a sua mensagem seja sempre clara e consistente pois caso não o faça tal irá confundir o consumidor e comprometer a identidade e credibilidade da sua marca.

 

O terceiro aspecto tem que ver com a construção da reputação e admiração pela sua marca através das iniciativas de comunicação de marketing que promoverá. Para tal, utilize todas as ferramentas de comunicação que estejam dentro do seu orçamento e que sejam coerentes com os seus objetivos de comunicação e com o seu público-alvo. Panfletos, desdobráveis, campanhas de marketing digital ou marketing direto, publicidade nos meios de comunicação convencionais, entre outras, ative todas essas ferramentas de marketing para garantir o alcance máximo da identidade da sua marca que se for diferenciada, coesa e coerente, será, seguramente, valorizada tanto pelo público externo como, e não menos importante, pelo interno (os colaboradores da sua empresa).

 

Estacionário corporativo de Marca

Depois de construída uma identidade gráfica abrangente estão criados os alicerces para uma identidade de marca sólida.

A partir daqui toda e qualquer iniciativa de comunicação da sua empresa deve estar sempre alinhada com a sua identidade corporativa. 

 

Sempre que enviar para um cliente (potencial ou atual) orçamentos, propostas, cartas, convites, etc, todos estes suportes de comunicação empresarial devem conter o seu logotipo, as cores da empresa e designs facilmente reconhecíveis e associáveis à sua marca. Estabelecer uma identidade visual forte é importante para o sucesso do seu negócio e para a consolidação da sua marca no mercado, junto de clientes, instituições, públicos, investidores, parceiros e colaboradores.

 

Networking e Marketing

Estabelecer uma posição de confiança é fundamental para manter os clientes atuais e conquistar novos clientes. O estacionário e a imagem corporativa afirmam a sua empresa como uma entidade profissional, legítima e confiável.

Ao se comunicar com outras empresas, o estacionário corporativo é a primeira coisa que estas notam. É importante comparecer a reuniões fazendo-se acompanhar do seu cartão-de-visita e papel de carta personalizado que esteja de acordo com a sua marca, isso retrata você e sua empresa como confiáveis. Estacionário e branding empresarial de qualidade são a cara do seu negócio e por tal devem representar a sua empresa de forma positiva.

Se deseja manter o seu negócio na vanguarda da mente dos consumidores, deve investir em estacionário empresarial como ferramenta de marketing. Desde cartões-de-visita e papéis timbrados aos envelopes e pastas, a sua empresa está sendo promovida de forma consistente e não intrusiva.

LOGO EGA BRANCO
2021© EGA – EMPRESA GRÁFICA AÇOREANA
Powered by: CBB

(+351) 296 283 063

PEDIR ORÇAMENTO

Utilize o formulário abaixo para nos solicitar um orçamento.
Daremos resposta ao seu pedido com a máxima brevidade.
Se preferir pode entrar em contacto connosco através dos nossos contactos telefónicos ou endereço de e-mail.

01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO
01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO