A importância da embalagem na venda e promoção de um produto

Nós humanos somos, por natureza, seres muito visuais. Tal significa que, quando se trata de escolher um produto, consciente ou inconscientemente, somos muito influenciados pelo design, pela aparência visual do produto, do rótulo, da embalagem.

Um design cuidado, coerente com o posicionamento de marketing do produto ou da marca, exerce uma grande influência na perceção e no comportamento do consumidor e ajuda muito a promover e vender não apenas o produto mas também, e não menos importante, a marca/empresa que o comercializa. 

Um bom design de embalagem até define a expetativa relativamente ao preço do produto pois o consumidor faz suposições sobre o preço de um produto mesmo antes de ver o preço do mesmo. Este “valor percebido” por parte do consumidor ou comprador permite, frequentemente, a uma empresa cobrar mais pelo seu produto.

 

Os benefícios de uma embalagem bem projetada 

Quando se trata de projetar uma embalagem para um produto são vários os elementos que precisam de ser equacionados com critério. A forma da embalagem, o tipo de material que vai ser utilizado, as cores, os tipos de letra (fontes), os elementos gráficos e textuais, a própria funcionalidade da embalagem. A conjugação de todos estes elementos vai desempenhar um papel muito importante na perceção do consumidor/comprador pois tudo isso reflete e consolida a personalidade de uma marca. 

No que respeita ao design da embalagem, algumas marcas optam por abordagens mais conservadoras, outras por seguir as tendências do momento, e outras há que escolhem caminhos mais ousados e irreverentes. Seja qual for a abordagem escolhida, o bom senso dita que a embalagem deve permanecer “simples” para que os clientes possam obter as informações que desejam de forma rápida e clara pois nos pontos de venda o produto estará a competir com muitos outros por isso temos apenas alguns segundos para atrair a atenção do comprador e seduzi-lo a comprar o nosso produto em detrimento dos produtos concorrentes. 

 

Que critérios um bom design de embalagem deve respeitar

Primeiramente é importante perceber que uma embalagem tem duas grandes funções:

Uma função técnica, responsável não apenas pela contenção do produto que tem dentro mas também pela proteção do mesmo durante o transporte do fabricante para os distribuidores e enquanto o produto está nas prateleiras dos pontos de venda.

E uma função de comunicação/marketing que tem que ver com o co-relação existente entre o design da embalagem e a atração/sedução dos possíveis clientes. Muitas empresas realizam estudos bastante criteriosos sobre esquemas de cores, designs e tipos de embalagens no sentido de desenvolverem embalagens que sejam mais atraentes para o consumidor pretendido.

Esta segunda função está igualmente relacionada com toda a informação que se coloca na embalagem para instruir o consumidor de como este há-de preparar, consumir, conservar o produto e até mesmo descartar/reciclar a embalagem. A embalagem também pode (e deve) conter informação relativa aos ingredientes e informações nutricionais sobre o produto. Essas informações ajudam a esclarecer o consumidor e a vender o produto, pois permitem que os potenciais clientes obtenham as informações necessárias para tomar uma decisão de compra.

Ainda no que respeita à função de marketing, a embalagem desempenha igualmente um papel determinante no processo de diferenciação de um produto ou marca na medida em que ajuda os consumidores a identificar o produto entre os seus concorrentes nas prateleiras das lojas.

Em última instância, a velha expressão de “julgar o livro pela capa” é aqui parcialmente validada pois na realidade os estudos sobre o comportamento do consumidor permitem concluir que a embalagem desempenha realmente um papel determinante na diferenciação e venda de um produto. Assim, quando projetar a embalagem para os seus produtos, equacione todas as variáveis acima referidas pois estas, na prática, vão fazer toda a diferença nas vendas e na perceção de valor dos seus produtos/marcas.

Procura serviços para criação de embalagem? Fale connosco.

LOGO EGA BRANCO
2024© EGA – EMPRESA GRÁFICA AÇOREANA
Powered by: lllDIGITAL

(+351) 296 283 063

PEDIR ORÇAMENTO

Utilize o formulário abaixo para nos solicitar um orçamento.
Daremos resposta ao seu pedido com a máxima brevidade.
Se preferir pode entrar em contacto connosco através dos nossos contactos telefónicos ou endereço de e-mail.

01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO
01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO

PEDIR ORÇAMENTO

Utilize o formulário abaixo para nos solicitar um orçamento.
Daremos resposta ao seu pedido com a máxima brevidade.
Se preferir pode entrar em contacto connosco através dos nossos contactos telefónicos ou endereço de e-mail.

01. OS SEUS DADOS
02. O TIPO DE SERVIÇO QUE PRETENDE
03. FINALIZAR ORÇAMENTO